10 Dias na Estónia por Rita Mata

Uma aventura incrível que nunca esquecerei, e novas amizades que deixarão saudades
por RITA MATA
Tive a sorte e o prazer de participar na formação “Be Gentle, Explore Gender”, na qual aprendi muita coisa sobre igualdade de género e LGBT+, e onde conheci pessoas fantásticas!
O sítio onde ficámos alojados é, simplesmente, mágico. No meio do nada, rodeado de floresta, lagos e natureza, onde passei 10 dias intensos de aprendizagem e troca de conhecimento.
Tivemos a oportunidade de visitar um centro de juventude em Tartu, onde ouvimos o testemunho de uma rapariga que defende o Feminismo e luta pela sua prática na Estónia. Visitámos também a cidade.
Ao longo do projeto, os temas debatidos fizeram de mim uma pessoa mais conhecedora das questões de género e LGBT+ na União Europeia, como também me tornaram uma pessoa mais tolerante. Mas, talvez o que retire de melhor deste projeto (para além das pessoas que conheci), foi a parceria que fiz com pessoas da Estónia, Grécia e Roménia na criação do nosso próprio projeto. Começámos a planeá-lo e pretendemos enviar a candidatura já no próximo mês de fevereiro. É enorme o entusiasmo que sinto para escrever o projeto, agora que regresso a casa com a ‘’barriga cheia’’ de emoções.
Termino com um obrigada, ao Teatro Metaphora, pela oportunidade. E um desejo: que mais pessoas possam ter experiências destas, pois são das coisas mais enriquecedoras que podemos fazer!

Visita o blog do projeto: begentleexploregender2015.blogspot.pt

Ver Galeria de fotos

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: