É desenvolver competências sociais e pessoais de crianças, jovens e adultos com base nos princípios da educação não formal.

Através da organização de projetos locais, internacionais, acantonamentos, cursos de formação, palestras, conferências, seminários, workshops e outras actividades educativas, com base nos princípios da educação não formal para crianças, Jovens e adultos.

O nosso propósito corresponde à realização dum projeto sociocultural, gerador de ideias, de energias, de sentimentos, através de uma programação diversificada em géneros, formas e expressões artísticas contemporâneas, pensada a partir dos desejos e desafios culturais dos diferentes segmentos de públicos.

Queremos contribuir para uma programação artística e cultural que vise a promoção da qualidade de vida com sentido, e não apenas como entretenimento. Queremos também, que essa programação multidisciplinar associe tradição e modernidade, numa lógica de constante proximidade com os cidadãos, e de formação e fidelização de públicos.

Acreditamos que este projeto se inscreve numa estratégia global de afirmação da nossa região como comunidade criativa, em que o Teatro Metaphora, entre outras coletividades e projetos, se assumirá como espaço de inovação e de modernidade, visando o reforço da excelência da nossa terra.